domingo, 24 de julho de 2011

Estresse de uma sexta-feira à noite

Voltando para casa na noite de sexta-feira, depois do trabalho, clima de tensão no ônibus. Calma. Não foi assalto, nem nada do gênero. No ponto do Rio Sul, uma moça entra e para na roleta para pegar o dinheiro. Como o motorista dirige como um louco e ela mal consegue se equilibrar com uma bolsa enorme no ombro, pede para a trocadora-mau-humorada para passar e poder procurar o dinheiro sentada. A trocadora, com a cara amarrada, nega. A moça pergunta o motivo e ela diz: "As pessoas têm que pegar o dinheiro antes de subir no ônibus". A passageira argumenta que não teve tempo de pegar antes pois o ônibus chegou antes que pudesse fazer isso, e que estava com uma bolsa muito grande e não conseguia se equilibrar. A trocadora nem se abala. Com a mesma cara fechada e agora com um ar debochado, nega novamente. A moça fica transtornada. Tenta falar com o motorista, que se finge de morto e deixa que a trocadora exerça seu 'poder'.

A moça, muito irritada com a intransigência da trocadora, se encosta na roleta para se apoiar, acha uma nota de R$2 e coloca na tampa da caixa. Em seguida, encontra uma moeda de R$ 1 e joga, com raiva, em cima da mulher dizendo: "Olha aí o dinheiro que você queria. Agora me dá o meu troco e me deixa passar".

A trocadora, irada, grita para o motorista: "Pode parar na delegacia mais próxima, ela jogou o dinheiro em cima de mim". Não pega a moeda que foi parar no chão e também não abre a roleta para a moça.

Reclama de um lado, reclama de outro. Uma tentava explicar que só queria sentar para pegar o dinheiro e foi agredida pela trocadora. A outra dizia que não tinha obrigação de deixar passar antes do pagamento, e que as pessoas passavam por ela e nem boa noite davam. *Nessa hora fiquei com raiva, eu sempre dou bom dia e boa noite pros trocadores*

Achei que uma choradeira ia começar a qualquer momento. Até que uma mulher resolve intermediar a paz. Pega a moeda do chão e entrega à trocadora. Diz que as duas tinham suas razões, mas que as duas estavam erradas também. A moça pede desculpas por ter jogado a moeda. A trocadora dá o troco e a deixa finalmente passar.

Nesse momento, me levantei para descer.  Acho que perdi o momento em que todos se abraçaram emocionados.

Um comentário:

Anne Romanini disse...

Essa gente extressada, dá nisso!!
Bjão Fadinha!!